domingo, 15 de fevereiro de 2015

Torta Cupido


Boa tarde!




No fim de semana em que se celebra o amor, decidi fazer um sobremesa que me chamou a atenção pela sua simplicidade e facilidade de execução. 

E também porque me permitiu aproveitar as claras que moravam no meu congelador desde o Natal!



Sou seguidora do facebook da Clara de Sousa, que este ano sugeriu para o Dia dos Namorados uma  sobremesa com claras: Cupidos

que ficaram lindos, ora vejam:
  



Podem ver a receita da Clara de Sousa aqui

Eu optei por fazer a torta, que ela também sugere.



Dobrei a receita e reduzi um pouco ao açúcar.. e não utilizei mirtilos mas sim morangos.

Aqui vai a receita (adaptada):


360gr de claras
1/3 colher de chá de sal fino
200gr + 100 gr de açúcar
120 gr de farinha T55 com fermento (farinha para bolos)
Doce de morangos qb
chantily qb
Açúcar em pó qb
Morangos frescos qb

Vejam aqui o passo a passo da receita original.

Eu não usei os morangos para decorar, mas sim para rechear a torta, laminados em fatias muitos finas juntamente com as natas e o doce de morango.





Bom apetite!

by Ana


Arroz de maçã com morango


Parece estranho, mas acreditem que é muito bom ;)
Faço muitas vezes cá em casa arroz de maçã, mas hoje, como é dia dos namorados, decidi juntar morango e ficou aprovado :)

Ingredientes:
1/2 maçã laminada
1 colher chá de cebola picada 
1 pitada de alho em pó
1 pitada de açafrão
sal qb
1 caneca (não muito grande) de arroz carolino
2,5 canecas de água quente
1 fio de azeite
1 Morango cortado em pedacinhos
1 colher de sopa de queijo ralado (facultativo)

Preparação:

Num tacho ao lume, coloque o azeite e a cebola. Lamine a maçã e coloque no tacho com o alho em pó e mexa até a maçã começar a amolecer.



Junte o arroz e mexa mais um pouco.


Acrescente a água e tempere com sal e uma pitada de açafrão. Tape e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando.
Se necessitar junte mais água. Retifique os temperos e quando estiver quase pronto, acrescente o morango e o queijo ralado e envolva.

Desta vez acompanhei com estes deliciosos bifes de perú recheados 


Bifinhos de peru recheados


o menu do dia dos namorados, este ano foi assim:
Bifinhos de peru recheados a acompanhar um delicioso arroz de maçã e morango

Ingredientes:
Bifinhos de peru (pode ser outra carne se preferir)
sal qb
pimenta preta moída na hora qb
azeite
oregãos
beterraba cozida laminada fininha 
fiambre de peru (ou outro que prefiram)
queijo em fatias qb
cogumelos frescos laminados
1 golpe de vinho branco
pimentão doce a gosto
tomilho seco a gosto
alho em pó a gosto
palitos


Preparação:


Disponha os bifes fininhos numa tábua, polvilhe com um pouco de sal, tomilho e pimenta preta a gosto.
Disponha por cima uma fatia de fiambre, de seguida os cogumelos laminados. regue com um fio de azeite, sal fino, alho em pó e oregãos a gosto. cubra com a beterraba e a fatia de queijo e enrole, prendendo com a ajuda dos palitos. Repita a mesma operação para todos bifinhos.

Num tabuleiro de ir ao forno, coloque um pouco de vinho branco. Disponha os rololos de carne, polvilhe com um pouco de sal, pimentão doce, tomilho e regue com azeite.


Leve ao forno cerca de 35 minutos, ou até dourar. Regue com a calda durante a cozedura.
E eis o aspeto final :p
Espero que gostem.
Se não gostam de beterraba, podem usar cenoura ralada por exemplo.







esta receita está a concorrer no passatempo que Na cozinha da Leonor está a promover pelo seu 2º aniversário :D


cujo prémio são estes maravilhosos livros que quero tanto! :D
Torçam por esta deliciosa receita! :p




São Marcos de Morangos


Hoje trago-vos uma delicia!
Das sobremesas mais deliciosas que já comi com morangos.
Dá trabalho, mas fica divinal!
é obrigatório experimentar!, ok?



ora apontem ai:

Para o bolo:
4 ovos
35gr + 55gr açúcar
uma pitada de sal
2 colheres de chá de sumo de limão
60gr farinha
40 gr farinha maizena

Preparação do bolo:

Numa tigela bata as gemas com 35gr de açúcar até formar um creme esbranquiçado e com bolhas.
Bata as 4 claras em castelo com uma pitada de sal, de seguida, junte a pouco e pouco, 55gr de açúcar.
Adicione as claras e o sumo do limão ao creme de gemas.
Junte de farinha e a farinha maizena peneiradas e envolva.
Unte e forre com papel vegetal uma forma (pode ser redonda mas quadrada/retangular fica melhor, usei redonda, pois não tenho retangular de aro).
Verta a massa e alise bem e leve ao forno em lume brando (165º), durante cerca de 50 min.
Deixe o bolo arrefecer completamente.

Creme de Natas:
6 folhas de gelatina incolor (ou 12 gr de gelatina em pó e prepare conforme instruções do fabricante)
2 gemas
35gr + 35gr açúcar
5 colheres de sopa de leite frio
9 dl natas


Preparação do creme de Natas:

Demolhe as folhas de gelatina em agua fria.
Numa tigela em banho maria, coloque a gema e 35 gr de açúcar e o leite frio, mexendo sempre, batendo com a vara de arames até obter um creme espumoso. (A agua do banho maria deve estar bem quente mas não a ferver)
Escorra as folhas de gelatina e dilua-as no preparado, mexendo para dissolver.
Retire a tigela do banho maria e  deixe arrefecer, sem solidificar.
Entretanto bata as natas frias com 35gr de açúcar até ficarem espessas.
Junte o creme preparado às natas, mexendo cuidadosamente. Reserve no frigorifico para ajudar a prender.


Montagem do bolo

Vamos precisar de:

creme de natas
bolo
1/2 embalagem de gelatina de morango
250gr bolacha maria triturada
50gr manteiga
2 colheres de sopa de vinho do porto
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de rum(ou outra bebida que prefira)
125gr de doce de morangos
250gr de morangos frescos


Forre o fundo e as laterais de uma forma de aro amovível com papel vegetal, deixando com mais 3 cm de altura que a forma.
Misture a bolacha triturada com a manteiga e o vinho do porto, verta na forma, espalhe e calque bem. Barre com uma camada do creme de natas e disponha por cima o bolo.
Espalhe sobre o bolo o açúcar diluído no rum.
Espalhe o doce de morango por toda a superfície e as restantes natas alisando bem e leve ao frigorífico para solidificar. 
Entretanto prepare a gelatina e deixe arrefecer mas sem solidificar totalmente.
Disponha os morangos laminados por toda a superfície do bolo e verta a gelatina por cima e alise.
Leve ao frigorífico até solidificar.

Desenforme com cuidado na hora de servir.

Deliciem-se! :)





esta receita está a concorrer no passatempo que Na cozinha da Leonor está a promover pelo seu 2º aniversário :D


cujo prémio são estes maravilhosos livros que quero tanto! :D
Torçam por esta deliciosa receita! :p




sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Bombons de chocolate negro com recheio de coco (tipo bounty)


Estes Bombons de Chocolate Negro e Côco são uma verdadeira delicia.

Um presente apaixonado para a sua cara metade neste São Valentim!

 



Ingredientes:
200gr de côco seco ralado
100ml de natas
70gr manteiga
70gr de açúcar confeiteiro
200gr de chocolate negro
(paus de espetada ou palitos)

Preparação:
Misturar bem o açúcar e o côco ralado. Leve ao lume a manteiga e as natas até derreter e ficar tudo diluído. Retirar do lume e juntar ao preparado do côco e misture bem.

Molde pequenas bolinhas com as mãos, sendo necessário pressionar, para formarem a bolinha e não desmanchar. Coloque-as sobre papel vegetal, cubra cm película aderente e leve ao frigorífico durante 1 hora.


Entretanto derreta o chocolate em banho maria ou no microondas.


Espete em cada bolinha um palito ou pau de espetada e mergulhe no chocolate derretido até ficar totalmente coberta e deixe escorrer o excesso.

 Coloque novamente sobre o papel vegetal e leve novamente ao frigorífico até solidificar o chocolate. Transfira para forminhas de papel e estão prontinhos a degustar :)

Reserve em lugar fresco.
Deliciem-se :)


1ª Parceria Cromas da Cozinha - Gradirripas

é com enorme prazer que comunicamos aos nossos seguidores a nossa 1ª parceria com a Gradirripas.



Para quem não conhece, deixo um breve historial:


"Gradirripas, Lda. é uma empresa familiar, propriedade da família Violante, oriunda de Pernes, concelho de Santarém, situada bem no centro do país. Com ligações ao sector há já dois séculos, os actuais proprietários fazem parte da quinta geração de uma família tradicionalmente ligada à produção de artigos em madeira. Um saber que remonta aos finais do século XIX, quando Manuel dos Santos Violante trabalhava a madeira como uma verdadeira arte. A sociedade com a actual designação de Gradirripas – Artigos em madeira Lda., foi constituída em 2006 e dedica-se, sobretudo, ao fabrico de tábuas de corte e de mesa, e de outros utensílios para cozinha, bem como embalagens em madeira para vinhos e produtos gourmet. A madeira utilizada no fabrico dos artigos provém, essencialmente, de pinhais da região centro de Portugal, adquirida a produtores que asseguram a sustentabilidade das florestas. Para tal, são feitas novas plantações em substituição das árvores abatidas para a indústria. A Gradirripas só adquire madeira a fornecedores devidamente legalizados, sujeitos a fiscalizações periódicas no que respeita à origem da madeira e ao controlo do nemátodo do pinheiro. A madeira é sujeita a secagem em estufa, onde permanece o tempo necessário para garantir um produto de qualidade, isento de humidades e do vírus do nemátodo, que tem atingido as florestas portuguesas. A madeira trabalhada pela Gradirripas é devidamente identificada através do passaporte fitossanitário, que acompanha cada lote de matéria-prima adquirido. A Gradirripas conta actualmente com 12 colaboradores experientes, especializados nas diferentes fases do trabalho da madeira. A qualidade do produto final é reconhecida no mercado nacional e internacional, em particular no Reino Unido, Holanda e Estados Unidos da América. É para o Reino Unido que se destina a maior parte da produção, em especial tábuas Jamie's Italian, marca sob a qual o conhecido cozinheiro Jamie Oliver comercializa os seus utensílios de cozinha."

Podem conhecer aqui  e aqui os produtos da Gradirripas...




Confirmo que são de excelente beleza e qualidade ... :)
Recomendamos vivamente!
Quando pensarem adquirir uma tábua de cozinha, lembrem-se do design moderno e da qualidade dos produtos da Gradirripas.


Obrigada Gradirripas  pelas maravilhosas tábuas e colheres que nos enviou :)





O meu filhote (meu ajudante em pastelaria :p) raptou-me logo uma para a base do seu "elicoto de resgate" :D



Dulcis

Obrigada Dulcis pelos miminhos que nos enviou :)


esperamos fazer bom uso dos vales de descontos e do livrinho de receitas que nos ofereceram :)




Conheçam os produtos Dulcis aqui


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Pudim Branco



Ingredientes :

2 pacotes de natas
1 lata de leite condensado light
1 lata de leite normal
8 folhas de gelatina.

Preparação na Yammi:


Coloque a gelatina a demolhar em água fria durante alguns minutos.

Introduza o misturador na yammi e adicione as natas, o leite condensado e por fim o leite. Programa na velocidade 3º durante 1 minuto.
Depois leve a gelatina já demolhada ao microondas durante 15 segundos para que derreta.
Junte aos restantes ingredientes, e programe na velocidade 2 , durante um minuto.
Passe uma forma de pudim ou bolo por água fria e verta o preparado.
Leve ao frigorífico até solidificar (+/- 4 horas).

Pode fazer um molho de chocolate ou morango para regar depois de desenformar.

Nós cá em casa costumamos comer simples.

Bom apetite

Só fui a tempo de fotografar esta fatia! Varreu tudo num instante :p



domingo, 8 de fevereiro de 2015

Bundt Cake Napolitano


este bolo andava a dar-me voltas à cabeça!
https://anasakamoto.wordpress.com/2011/09/11/um-bolo-marmore-com-tres-cores-e-sabores/

e hoje foi o dia de experimentar fazer, com a ajuda do meu filhote :)

se a massa ficou aprovada por ele, claro está que o resultado final não podia ser melhor! :p




Para tornar este bolinho menos calórico decidi substituir parte da manteiga por iogurte :p
ficou fofo, meio húmido e delicioso :p

Ingredientes:


§  250 g manteiga temperatura ambiente (usei um iogurte de aroma de côco e manteiga planta soja até perfazer o peso indicado)
§  1 e 1/4 xícara açúcar
§  1 colher (chá) extrato baunilha (eu coloquei essência)
§  4 ovos
§  2 e 1/4 xícaras farinha
§  2 e 1/4 colher (chá) fermento em pó
§  1 xícara leite (usei 3/4)

§  1/4 xícara cacau em pó peneirado
§  corante alimentício pink
§  1 colher de sopa de farinha custard Condi

Acenda o forno a 170 graus. Unte e enfarinhe uma forma com furo no meio. 
Coloque a manteiga na tigela da batedeira com o açúcar, o iogurte e a baunilha, batendo bem até ficar bem claro e cremoso. Com a batedeira ligada, vá colocando os ovos, um a um, batendo tudo muito bem.
Peneire a farinha e o fermento e verta sobre a massa de manteiga e alterne com o leite, mexendo delicadamente.
Divida a massa em três tigelas. Em uma, coloque o chocolate e misture delicadamente. Na segunda, coloque o corante até obter a  cor desejada e misture delicamente. Na outra massa, coloque a farinha custard Condi e misture delicadamente.
Se necessário junte mais um pouco de farinha às massas até obter mais ao menos a mesma consistência em ambas.
Distribua as massas em colheradas na forma, alternando as cores.
Leve ao forno por 55 minutos, ou até que o palito saia limpo no teste do palito. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.





sumo de laranja yammi





Ingredientes:

4 laranjas sem casca, caroços e parte branca
50 gr de açúcar ou adoçante a gosto
1 litro de água


Preparação:

1-Coloque todos os ingredientes na yammi
2-  Dê APENAS três toques de turbo e
3- Coloque o cesto no interior do copo e coe o sumo

Nota: Um truque para um sumo sem "farfanhos" é só dar tres toques de turbos, se colocar mais eles ficam mais finos e passam no coador.

E está pronto um delicioso, nutritivo e saudável sumo!

Bacalhau Espiritual




o Almoço de hoje veio do meu blog de inspiração, http://recantocomtempero.blogspot.pt

há muito que andava na minha lista de experiências culinárias, e hoje foi o dia de experimentar o Bacalhau Espiritual! :)

Fiz algumas alterações para ficar menos calórico, mas o resultado final foi aprovado :)




Alterações que fiz:

Ingredientes:

Usei 2 postas de bacalhau
1 pacote de natas de soja Alpro
1 embalagem de molho bechamel
1 cebola
1 dente de alho grande
azeite qb
batata palha (pouco)
5 batatas cozinhas (partidas em pedacinhos)
1/2 pão desfarelado
1 cenoura grande ralada
sal, pimenta e noz moscada qb


Preparação:

Enquanto cozi as batatas, aproveitei e à parte cozi o bacalhau em agua e leite. Desfiz o bacalhau em lascas e retirei peles e espinhas e reservei.
Laminei a cebola e levei ao lume numa frigideira com azeite e alho até ficar macia. Juntei o bacalhau e a cenoura e deixei cozinhar com tampa. Juntei as batatas já cozidas e escorridas.
Coloquei o pão desfarelado junto com as natas de soja e verti na frigideira, temperei com um pouco de sal, pimenta e noz moscada e envolvi tudo muito bem.
Adicionei o molho bechamel, envolvi e retirei do lume.
Verti para o tabuleiro de ir ao forno e levei a gratinar cerca de 15 minutos.
Servi com salada de alface azeitonas e sumo de laranja natural :)




panquecas de iogurte com custard e sementes de chia


 Hoje, o pequeno almoço foi enriquecido com panquecas deliciosas.

Ingredientes:
1 iogurte natural ou de aroma
açúcar a gosto (pouco... usei sidul light)
1 medida do copo de iogurte de farinha
1/2 medida do copo de iogurte de farinha custard Condi
3/4 medida do copo de iogurte de leite
sementes de chia a gosto (facultativo)

Preparação:
misture todos ingredientes até obter uma massa espeça.
Aqueça uma frigideira antiaderente em lume médio untada com manteiga. Disponha 3 ou 4 porções da massa na frigideira e cozinhe por 1 a 2 minutos ou até começar a dourar. Vire e cozinhe por mais 1 minuto ou até ficarem cozinhadas. 



terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Bolo de claras e laranja na yammi





Ingredientes:
7 claras
250 gr de açúcar
350 gr de farinha com fermento
200 ml de óleo
100 ml de leite
1 laranja inteira
Sal q.b

Modo de preparação:

- Introduza lâmina de corte e o misturador na yammi.
- Coloque as 7 claras com uma pitada de sal durante 5 minutos, na velocidade 4.
- Retire o misturador e as claras para um recipiente.
- No copo introduza a laranja inteira, dando 3 golpes de turbo.
- Adicione o açúcar e o óleo, e bata durante 2 minutos, a 37ºC na velocidade 3.
- Adicione o leite e a farinha na velocidade 3, durante 40 segundos.
- Num recipiente misture as claras já batidas com a massa.
- De seguida leve ao forno a 180 graus durante 40 minutos.

Bom apetite e espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... >