quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Compota de Castanha | sem açúcar |



Gosto muito de compotas e é uma excelente forma de fazer perdurar os frutos da época mais um tempo...
Com alguns truques é sempre possível fazer uma compota de qualquer fruta (pelo menos até à data tem-me saído bem) ... e agora que descobri que é possível fazer sem usar açúcar, tenho experimentado várias e aproveitando a fruta bem madura, logo mais doce e juntando mel, consegue-se uma compota bem interessante, mas claro que com curto prazo de validade ... mas isso também não é problema, pois pode fazer-se em pequenas quantidades ou congelar.

Agora sobre a compota de castanha ... já costumo fazer a compota tradicional, mas muito mais trabalhosa que a que hoje vos apresento ...
A inspiração veio daqui para usar aqui, que vos mostrarei mais tarde ...


Compota de Castanha

|sem açúcar|





Ingredientes:
- 250gr de castanhas cozidas (peso já descascadas);
- 3 colheres de sopa rasas de mel;

Preparação:
Coloca-se as castanhas num processador e tritura-se. Junta-se o mel e tritura-se novamente até ficar cremoso. Coloca-se num frasco esterilizado e guarda-se no frio.





Nota: para descascar facilmente as castanhas faço assim: pego numa mão cheia de castanhas, faço um golpe em cruz na pele da castanha, borrifo-as com um pouco de água, coloco num recipiente no micro-ondas, ponho a tampa e deixo uns 2 minutos, aguardo um pouco para arrefecer um bocadinho e depois retiro a casca facilmente. Depois podem cozer ou assar ou congelar para usar mais tarde.
Neste caso, levei a cozer ao lume com um pau de canela. Depois triturei com um pouco da água da cozedura. Neste caso vão acrescentando água até obterem a consistência desejada. Neste caso, e porque queria usar noutra receita deixei mais espessa, mas podem deixar mais cremosa se quiserem…


Espero que gostem!
By Carla

6 comentários:

  1. Eu que tal, gostaste?! Quando a fiz foi uma inspiração do momento, nunca pensei que resultasse tão bem! É que a minha ficou mesmo docinha e com uma consistência tão boa que até parecia aquelas que se fazem com açúcar! E é tão fácil e tão rápida de fazer que até tenho medo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehe... verdade ... é bem mais simples de fazer e funciona muito bem :)
      beijinhos
      Carla

      Eliminar
  2. As fotos estão lindas o aspeto da compota é delicioso.
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Também fiquei com essa receita debaixo de olho, agora ganhei ainda mais vontade de a fazer :D

    ResponderEliminar

http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... >