quinta-feira, 26 de maio de 2016

Kefir de Leite - Alimento probiótico


 Hoje dou-vos a conhecer um dos novos habitantes cá em casa. Trata-se de um alimento probiótico, com enumeras propriedades boas para a nossa saúde... amado por uns e odiado por outros...
a sua acidez caracteristica nem sempre é bem tolerada por todos ... eu própria confesso que me custa beber ao natural, mas com alguns truques consegue-se atenuar a acidez e tolerar perfeitamente o kefir e introduzilo tranquilamente na alimentação diária da familia tal como acontece com um iogurte comum.


11 Benefícios do Kefir de leite – Para Que Serve e Propriedades

Este Alimento lembra iogurte, mas não é assim um iogurte tão inocente.
Alguns adoram, muitos desconhecem do que se trata, porém, esse alimento diferenciado, é um leite fermentado, que podemos cultivar em nossa casa, sendo um alimento totalmente saudável e indispensável.
O meu nome é kefir e tem benefícios, incontáveis.
Se procurarem na net, por exemplo aqui, encontram imensos relatos sobre ele, de tudo  que li, deixo aqui um breve resumo para conhecerem melhor.
Há um grupo no facebook Kefir e Kombucha Portugal - GRUPO DE PARTILHA onde encontram muita informação, receitas, dicas, partilhas e troca de experencias e até muitas pessoas a oferecer este e outros probióticos para partilhar.
Há muitos outros probioticos, recentemente consegui o Villi, que também ando a explorar e em breve vos vou dar a conhecer também.
Há também Kefir de água também, mas sobre esse ainda não aprofundei o meu estudo.

O que é kefir?
Trata-se de um leite fermentado na presença de grãos ricos em bactérias ácido-lácticas, bactérias ácido-acéticas e leveduras. Esses microorganismos convivem em simbiose envoltos por uma matriz de um polissacarídeo de nome Kefiran.
Para que serve o kefir?
Podemos dizer que o kefir é um complemento alimentar de alto valor terapêutico, e também um alimento probiótico, ou seja, rico em bactérias e microorganismos que fazem bem à flora intestinal enquanto tratam doenças. Vamos entender melhor os benefícios do kefir, a seguir.
Benefícios do kefir para o organismo
A ingestão regular diária de kefir poderá trazer vários benefícios à saúde, ajudando nos processos metabólicos, combatendo problemas, entre outros. Veja, a seguir, suas principais propriedades:
1- Problemas estomacais
2- Problemas hepáticos
3- Problemas intestinais
4- Problemas articulares
5- Problemas respiratórios
6- Fortalecimento do sistema imunológico
7- Problemas emocionais
8- Problemas dermatológicos
9- Problemas circulatórios
10- Benefícios musculares
11- Ajuda a emagrecer
De que é composto o kefir?
Em cada um de seus grãos encontraremos vários tipos de microorganismos em simbiose. Estudos revelam que estão presentes no kefir:
·         8 variedades de leveduras,
·         2 tipos de bactérias acéticas,
·         16 tipos de lactobacilos,
·         Aproximadamente 9 streptococci/lactococci,
·         Ácido pantotênico,
·         Ácido fólico,
·         Vitamina B,
·         Vitamina B3,
·         Vitamina B6,
·         Vitamina B12,
·         Vitamina K,
·         Carboidratos,
·         Cálcio,
·         Gorduras,
·         Lactase,
·         Fósforo,
·         Magnésio,
·         Potássio,
·         Proteínas,
·         Aminoácidos,
·         Triptofano.
Como preparar o kefir?
Uma colher de sopa de grãos de kefir, para cada meio litro de leite morno (mais ou menos 20º), costuma ser a melhor proporção para o seu cultivo ideal. Esses grãos deverão ser colocados num vidro juntamente com o leite, deixando em descanso entre 12 até 36 horas. É preciso cobri-lo com um pano ou guardanapo preso com elástico. O melhor local para guardá-lo enquanto está em fermentação é dentro de um armário. Quando estiver pronto, deve-se agitar o vidro, e a seguir, coá-los. Após serem coados, os grãos podem ser ser lavados em água corrente sem químicos, mas não é imprescindível que sejam lavados diariamente, há quem o faça 1 vez por mês, eu lavo uma vez por semana. Gosto de lavar dia sim dia não o frasco, com ajuda de escovilhão, só com água, sem qualquer adição de sabão, podem usar água bem quente desde que deixe arrefecer o frasco antes de colocar de novo os grãos de Kefir, com a nova porção de leite para a próxima fermentação, ou podem ter um frasco de reserva para ir trocando.
O kefir pronto poderá ser armazenado no frigorifico.
O Leite em si apresenta acidez que não é bem tolerada por todos … eu para facilitar a toma, tenho feito da seguinte forma:
Mantenho o frasco tapado com um pano ou guardanapo preso com elastico, pois de o frasco estiver fechado com tampa fica mais ácido.
Podem deixar menos horas a fermentar (12horas em vez de 24h).
Eu opto por fazer grego de kefir. Para isso coo o leite kefirado à noite e volto a colocar os grãos com novo leite para fermentar até ao dia seguinte e ao leite kefirado que retirei, deixo-o a coar a noite toda e de manhã obtenho um iogurte grego de kefir bem cremoso e nada ácido!
O soro resultante pode ser descartado ou utilizado para outros fins, devido ao seu elevado valor nutricional, como por exemplo fazer gelatina, demolhar leguminosas, fazer pão, regar plantas ou dar aos animais (diluído) … entre outras receitas e utilidades que ainda estou a explorar.
O Grego de kefir é muito bom, gosto de triturar morangos e misturar para comer no meu pequeno almoço! Delicia.

Mostro-vos aqui os meus probióticos: O Villi e o Grego de kefir, ambos ao natural.


Aqui podem ver uma experiência que fiz com o Kefir de 48 horas, mais 48 horas a coar e resultou nu queijo fresco para barrar ao qual juntei alho em pó, oregãos e uma pitada de sal ...


 Para fazer o grego de kefir, podem optar por corar com gazes ou panos de algodão ou utilizar um filtro de café. O filtro acaba por ser mais prático, mas acresce um custo... pelo que com 2 compressas grandes dobradas em 4 ou panos de algodão, funciona bem e é só lavar em água bem quente e estão prontos a ser usados de novo.

aqui estou a verter o leite kefirado sobre as compressas para deixar toda a noite a coar

aqui o meu grego no filtro de café já coado

aqui o soro e o grego resultante de ter coado toda a noite

o grego de kefir bem cremoso ao natural... neste processo perde a acidez e temos um iogurte grego pronto a ser consumido

aqui um dos meus pequenos almoços preferidos, grego de kefir com morangos triturados (trituro os morangos à parte e depois misturo) Podem acrescentar mel, adoçante ou açúcar se preferirem.


pequeno almoço mais perfeito ainda com uma panqueca de alfarroba e banana com grego de kefir com mirtilos... tãoo bom!...


Dicas
·  O leite deverá estar fresco.
·  Não armazene os grãos sem o leite para que não morram.
· Caso os grãos tenham permanecido fora do leite por mais de 48 horas, deverão ser descartados.
· Quanto mais tempo fermentando, menos lactose, portanto, o ponto ideal para os intolerantes à lactose.
· Não utilize nenhum utensílio metálico. Prefira coador, vasilhas e talheres de plástico ou outro material.
· Se possível, lave os grãos de kefir com água mineral. Caso não seja viável, opte por água filtrada. O cloro presente na água poderá comprometer a qualidade do produto.

Qual a melhor temperatura para cultivar o kefir?

A temperatura ambiente é um dos fatores determinantes em relação ao tempo que devemos cultivar o kefir. Quanto mais frio, maior o tempo para a fermentação. Ele costuma dar resultados mais rápidos quando estiver numa temperatura entre os 25 e 35 graus. Nessas condições estará pronto em algumas horas. Em locais onde o inverno é muito rigoroso, o kefir poderá levar até 3 dias para atingir a fermentação desejada, no entanto, passado esse tempo, caso não se chegue ao ponto esperado, recomenda-se descartar o produto, por medida de precaução. É importante, após o descarte, peneirar todos os grãos e adicionar novo leite para se manter os benefícios do kefir.
No caso de não querer consumir diariamente o kefir, pode mante-lo na porta do frigorifico, o que atrasará a sua fermentação. No caso de ter de se ausentar e não conseguir cuidar do seu kefir, por prazos curtos ( 2 a 3 semanas) pode colocar o kefir em um litro de leite num frasco fechado no frigorifico, quando regressar deve descartar o leite e voltar a colocar novo leite.
No caso de ausência superior lave bem os grãos com água potável e sem cloro, escorra bem e guarde no congelador, onde pode ficar até 3 meses, depois é só deixar descongelar e colocar no leite para voltar a ter o seu leite kefirado… pode demorar alguns dias a voltar ao normal depois de descongelar.

Qual o melhor leite para produzir o kefir?

Pode ser usado o leite UHT nas suas diferentes apresentações: integral, semidesnatado e desnatado. Há que coloque leites vegetais, pode faze-lo, no entanto convém intercalar com o uso do leite animal, pois os grãos de kefir alimentam-se da lactose.

Qual o consumo diário de kefir sugerido?

O ideal é que o hábito de consumir kefir seja diário, para que os seus benefícios passem a ser notados. Não há restrições, porém, o bom senso deverá ser essencial.

Onde conseguir os grãos de kefir?

Os grãos poderão ser obtidos através de doações de amigos, em sites dedicados a essa cultura, em comunidades e grupos, e nas redes sociais.
Em Portugal, sugiro por exemplo o grupo de facebook Kefir e Kombucha Portugal.

Espero que tenha sido útil a informação, podem pesquisar sobre a importância dos alimentos probióticos para a nossa saúde.
Há muitos mais pronióticos com e sem leite, pesquisem e encontreo o que mais se adequa ao que procuram!

By Carla

2 comentários:

  1. Já utilizei e gostava bastante, mas agora não tenho! Fiquei com vontade de voltar a tê-lo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vê no grupo do facebook se consegues um dador perto de ti, se não conseguires depois posso enviar-te.
      bjs
      Carla

      Eliminar

http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... >