sexta-feira, 1 de abril de 2016

Mousse de Chocolate Vegan! [Sem Ovo, Sem Lactose, Sem Glúten]


Hoje deixo-vos a sugestão de uma Mousse bem diferente, menos calórica, mais saudável e uma partida de dia 1 de abril! ;)

Nos últimos dias, apareceu uma dedicada à culinária vegana devido à descoberta vai ajudar veganos a recriar receitas que antes eram praticamente impossíveis de se fazer sem produtos de origem animal.
Suspiros e macarons são apenas mais dois exemplos que na prática só era conseguido com claras de ovos batidas em neve, mas agora descobriu-se que pode ser feito tão simplesmente com a água de cozer o grão de bico!
Aquafaba – do latim aqua (água) + faba (feijão, grão) – nada mais é do que a água que sobra do cozimento do grão-de-bico. A descoberta foi feita por um tenor francês de 33 anos que é apaixonado por culinária, matemática, informática e música. Vegano, Joël Roessel contou em entrevista ao blog Vegcatu que a primeira espuma consistente surgiu da água do cozimento de feijões vermelhos que aconteceu no final de 2014.
Inconformado com o fato de não haver até então uma espuma consistente criada somente com vegetais, Joël após estudar como se forma a espuma e depois de tentar bater vários tipos de alimentos, finalmente descobriu que a água do grão-de-bico é a melhor para fazer uma espuma bem consistente.
No início de 2015, outro jovem apaixonado por culinária vegana, chamado Goose Wohlt, publicou uma receita estabilizada de merengue. Foi aí que várias pessoas começaram a compartilhar e a atribuir a descoberta a ele. Este agora é início de uma nova era da culinária vegana e não só… e o céu é o limite!
Eu própria nunca mais desperdiçarei a água do grão de bico!
Nesta mousse usei a água que escorri do frasco de grão de bico de compra, mas podem guardar a água de cozer o grão de bico em casa, basta coloca-lo de molho umas 8 horas, coar, colocar a cozer com nova água e colocar o grão num frasco com a água da cozedura até arrefecer completamente e guardar no frigorifico de um dia para o outro, depois é só coar a água e guardar o grão para cozinhar e usar a água escorrida para o merengue.
Quando vi esta receita do blog da Cooking Julia, decidi que tinha mesmo de experimenta-la! Fiquei extremamente curiosa com o merengue da água de cozer o grão de bico que deitava sempre pelo ralo abaixo!...
E quando surgiu o desafio com o Tema para a 35ª edição do “Dia Um… Na Cozinha…” é: RECEITAS FINGIDAS … pensei logo em fazer esta mousse e dar-lhe uma apresentação inesperada… acaba por ser 2 situações inesperadas numa só apresentação de uma nova receita!
E se este dia 1 de abril é também o Dia das Mentiras não podia vir a calhar melhor!
Uma mousse com ingredientes inesperados e a sua apresentação rústica, que mais parece a horta de uma quinta … o que parece não é! ;) Não é mais que uma deliciosa mousse de chocolate num crocante "canteiro" de aveia, banana e mel, receita que podem encontrar aqui.
O meu filhote ficou encantado de ver a mamã a brincar com a sua quinta… e confesso que me diverti muito com este desafio … só de ver a cara de espanto de quem comeu e gostou e ao fim saber os ingredientes que levou, foi memorável! ... e desculpem tantas fotos, mas não resisto ... e haviam muitas mais lindas de morrer :D
Aconselho a não desperdiçarem mais a água de cozer o grão de bico, façam merengues, mousses… o que desejarem! … e tenham uma sobremesa mais saudável e deliciosa!
Juro que não sabe NADA a grão de bico, não se dá conta de nada … mesmo!
Sem mais demoras, vamos à receita!
Mousse de Chocolate Vegan!
 [Sem Ovo, Sem Lactose, Sem Glúten]

Ingredientes:
- água de grão de bico (usei grão de bico de compra num frasco de vidro)
- 150 gr de chocolate negro (sem glúten e sem lactose se assim o desejar) (eu usei um pouco chocolate de leite com arroz tufado e o resto de chocolate negro. Foi interessante sentir arroz tufado na mousse, o que me leva a crer que raspas de chocolate ou frutos secos na mousse devem ficar muito bem tb)
- 20 gr de açúcar em pó (facultativo: se usarem chocolate de leite não ponham açúcar pois fica doce demais aconselho a provar e se desejar mais doce acrescente a gosto)
- ½ colher se chá de cremor tártaro (eu usei, mas vejo muitas receitas sem ele, por isso julgo ser facultativo)

Preparação:
Coloque o chocolate a derreter em banho maria ou no micro-ondas com intervalos pequenos, mexendo de vez em quando para que não queime, uma vez que derrete rapidamente.
Bata a água do grão de bico com batedeira até obter um merengue espesso e fofo (é incrível eu sei). Junte o açúcar e o cremor tártaro (facultativo).
 


 Juntar duas colheres de merengue ao chocolate derretido para ficar mais cremoso e ser mais fácil de juntar ao restante merengue. Atenção neste passo não mexa com vara de arames, envolva o chocolate no merengue com cuidado em movimentos circulares de cima para baixo para que fique fofo o creme.

Verta em taças e reserve no frio de preferência de um dia para o outro.
Quanto mais tempo estiver no frio mais consistente fica!
Deliciem-se e neste dia 1 de abril, dia das mentiras pregue uma mentira doce destas a alguém que vai ser muito divertido!

 


 








A criançada é tramada :p já provou e aprovou!





Nota: Estas fotos foram tiradas uma hora depois do repouso no frigorifico, mas no dia a seguir tinha muito mais consistência :)
Espero que gostem
By Carla

14 comentários:

  1. O cenário ficou mesmo fantástico!!! Muitos parabéns :D
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana... eu adorei fazer tudo e então a mousse é brutal!
      bjs
      Carla

      Eliminar
  2. Que fantástico muitos parabens e... não fazia ideia da água de cozedura do grão!!!!
    Já agora onde se compra o cremor tártaro já ouvi falar mas nunca vi a venda
    Beijinhos e muitos muitos parabens

    ResponderEliminar
  3. Já fiz essa mousse mais do que uma vez e fica bem boa! É daquelas que ainda anda a passear nos rasvinhos mas que qualquer dia também vou publicar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Essa da água de cozer o grão é que me deixou aqui de queixo no chão, fantástico! :) Adorei a sugestão de mousse e todo o cenário envolvente! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada Ines :)
      o cenário foi escolhido para a participação do tema do Dia um na Cozinha em que era suposto criar uma receita que parecesse outra coisa ...
      e adorei fazer, diverti-me imenso ...
      e fiquei super feliz por descobrir esta mousse!
      bjs
      Carla

      Eliminar
  5. Original e deliciosa participação! Fico com a dica da água do grão de bico ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. O modo como foi descoberto esse merengue é engraçado! Nunca experimentei fazê-lo, mas agora tenho de experimentar com urgência :) Essa mousse parece ótima :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah ... afinal tb consigo ser convincente :D
      hehe
      vais gostar, aposto :p depois conta-me como correu
      bjs
      Carla

      Eliminar
  7. Bom dia! Fiquei com uma dúvida relativamente à quantidade de água de grão de bico utilizada. Referiu que utilizou grão de bico de compra num frasco de vidro e como fez depois? Vazou a água do frasco e confeccionou diretamente (sem aquecer)? Se me puder esclarecer agradecia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu usei um frasco de vidro normal que há à venda de grão de bico, tal como há de feijão...
      escorri a água e utilizei-a diretamente na batedeira, não é aquecida.
      qualquer duvida, diga.
      Espere que o chocolate arrefeça para juntar à espuma.
      bjs
      Carla

      Eliminar

http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... >