sábado, 5 de março de 2016

Bolo de Cacau e Banana ... deliciosamente intenso ...

 


A cor ... o aspeto deste bolo fizeram-me colar ao ecran ...
cada vez gosto mais de cacau e chocolate negro, quanto menos doce melhor (devo estar a ficar doente :-o)
mas havia um problema ... as bananas ... eu gosto do fruto maduro, quando começa a ganhar as primeiras pintas negras, está no ponto perfeito para mim... mas quando se trata de banana processada, já torço o nariz... não gosto ... sinto-me enjoada só de pensar ...
um dia vi-me quase obrigada a experimentar gelado de banana (culpa de uma avelã MUITO  persuasiva) e ainda bem que o fiz ... pois é tão bom! e de comer sem culpas! :p
aberto este precedente, pronto ... fiquei um pouquinho mais aberta a novas sugestões ... mas só um pouquinho ...
e este Bolo apareceu-me no momento certo... e até havia bastantes bananas a passar do ponto ... et voilá!
Feliz por ter experimentado ...
O aroma do bolo quando estava a cozer, não me agradou... já estava com pensamentos: "eu já sabia que não ia gostar" ... mas o aspeto estava brutal :p comi a primeira fatia quente ... e é estupidamente surpreendente, como um bolo com aspeto tão rústico pode ser tão fofinho e com um sabor tão bom ... tão intenso ... o sabor do cacau, quase apaga o sabor da banana ... confesso que gostei mais dele frio, pois disfarça o aroma da banana e continua fofinho e muito bom mesmo... super recomendo!

Bolo de Cacau e Banana


Ingredientes:
2 ovos grandes
-  125 gr de manteiga
- 1,25 DLde açúcar mascavado
- 2,5 DL farinha de trigo
- 1 DL cacau em pó (usei cacau magro em pó da Pantagruel)
- 2 Bananas maduras amassadas
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 100 gramas de pedaços de chocolate (usei chocolate negro 80% cacau que compro no Lidl e adoro)
(as medidas são mesmo assim, medi facilmente com um copo medidor)

Preparação:
Coloque a manteiga  e o açúcar num  recipiente e bata bem.  Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem (este açúcar é mais granulado e mais difícil de diluir, por isso é necessário bater bem).
Adicione o cacau em pó misture bem para incorporar e continue a bater. Com um garfo amasse muito bem as bananas num  prato grande e adicione à massa de cacau.
Misture bem para incorporar. Adicione a farinha, em partes e, por fim, adicione o fermento. Bata mais um pouco até ficar tudo bem homogêneo. Por fim adicione os pedaços de chocolate.
Verta numa forma untada e polvilhada e leve ao forno pré-aquecido a 180C cerca 25 a 30 minutos ou até que um palito inserido no centro da massa, saia seco. 
Deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer completamente antes de provar (se conseguir :D)




Espero que gostem!
By Carla

15 comentários:

  1. Maravilhoso! Adoro bolos assim escurinhos e intensos! Uso bananas em bolos muitas vezes, principalmente quando elas estão a passar o ponto. Eu gosto delas mais para o verde, quando estão mais rijas, acho-as mais saborosas. Quando estão demasiado maduras para mim são enjoativas, para além de que não gosto da textura! Por isso se ninguem as comer é para bolo que vão! E da próxima vez é para esse bolo! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Até eu que não sou uma chocolate lover fiquei colada ao écran!!
    Fantástica sugestão!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  3. Mas que bolo tão aromático, está mesmo maravilhoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mesmo bom Luísa!
      como pude demorar tanto tempo a chegar ate ele! :p
      bjs
      Carla

      Eliminar
  4. Hummm, eu adoro bananas bem madurinhas e de qualquer forma e feitio.
    Esse bolinho vinha mesmo a calhar agora.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/03/dia-um-na-cozinha-e-umas-empadas-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. então experimenta que vais ver que é tão bom!
      bjs
      Carla

      Eliminar
  5. Haha, ser indiretamente responsável pela tua decisão de fazer o bolo é uma honra! :D Ficou mesmo fofinho :) Eu também não sou a maior fã de banana esmagada, mas há bastantes exceções! Uma fatia desse bolinho seria uma delas, aposto :D

    ResponderEliminar
  6. Esse aspeto está simplesmente de babar!!! ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. O bolo está com uma aparência ótima e sabor deve estar maravilhoso.
    Uma dúvida: No Brasil não usamos DL como unidade de medida, 1 DL equivale a quantos gramas de cacau em pó??

    bjs e obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola Flavia!
      Obrigada pela sua visita.
      Cá em Portugal também não usamos os dl como unidade de medica para sólidos, mas a receita estava assim e eu descompliquei ... usei um copo medidor de liquidos e medi facilmente os sólidos também.
      Aconselho que uses um copo medidor de liquidos para doseares os sólidos. Se não conseguires avisa-me que eu faço as equivalências, medindo no copo e peso.
      bjs
      Carla

      Eliminar
  8. Este bolo está fantástico. Pelos vistos vou ter de fazer só k não sei a equivalência das medidas.Obrigada

    ResponderEliminar

http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... >