quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Torta de Laranja | sem açúcar, sem glúten! | ... Na Mesa de Natal Não Pode Faltar…



Para finalizar a rubrica mais deliciosa deste Natal, chega a minha vez partilhar uma receita que não falta na minha mesa de Natal!
Há mais receitas que gosto de ter presente nesta época, mas como só posso deixar uma, já partilhei algumas e para esta rubrica escolhi esta, até porque queria trazer-vos uma alternativa deliciosa e saudável.
Adoro os Natais de família ... a azáfama da minha mãe a cozinhar para tanta gente ... a maratona da preparação dos fritos no dia 23 de dezembro ... as crianças de férias e felizes ... a casa cheia ... e o coração cheio ... triste também pela ausência de entes queridos... É assim o Natal para mim ...

Sem me demorar mais, deixo-vos uma receita muito boa de uma torta de laranja sem açúcar e sem gluten... pois adoro torta de laranja, já temos uma receita deliciosa aqui no blogue que adoro e agora deixo-vos outra, numa alternativa saudável, que vem ao encontro do estilo de alimentação que adotei recentemente que me permitiu ganhar auto-confiança, energia, auto-estima e perder peso!
Depois mais em baixo podem ver as minhas respostas ao questionário que a Ana, de A Casa das Bolachas, preparou.


Torta de Laranja


Ingredientes:
-2 laranjas
-50 gramas polvilho doce
-2 colheres de sopa de mel (prove, se desejar acrescente mais)
-8 ovos
-60 gramas de ghee (ou manteiga)
- coco ralado

Preparação:
Descasque as laranjas e reduzir a puré (usei a liquidificadora, mas podem usar o robot de cozinha). Junte o resto dos ingredientes exceto o coco ralado e bata bem (se usar a bimby e bata 1 minutos velocidade 4).
Forre um tabuleiro com papel vegetal. Verta a massa e leve ao forno durante 25 minutos a 180 graus. Deve ficar mais para o mal cozida, mas firme e com aspeto de começar a ficar corada, mas pouquinho… por isso o tempo depende do tamanho do tabuleiro e de forno para forno.
Desenforme sobre um pano húmido, pincele com mel toda superfície, polvilhe com coco ralado e enrole. (Eu consegui enrolar com a ajuda do papel vegetal da cozedura, não precisei de usar o pano)
Deixe arrefecer e sirva polvilhada com coco ralado.




 


Agora o questionário:

Quem está por de trás deste blogue?
Duas cromas da Cozinha, a Ana e a Carla
Neste desafio a Ana não está a participar, por isso vou responder só eu às seguintes questões.

Quando surgiu o gosto pela culinária?
Qquando andava na 4ª classe uma colega minha ofereceu um pequeno bolo feito numa forma de pudim, à nossa professora no seu aniversário! Os meus olhos arregalaram-se como é que ela conseguia fazer um bolo! Bem, se ela conseguia eu também ia conseguir … minha mãe nunca nos chamou para a sua cozinha e até então nunca tive qualquer interesse lá a não ser comer o que ela me fazia… mas depois daquele bolinho tão perfeitinho tudo mudou! Ou melhor … só mudou um pouco, pois passei a interessar-me por aprender a fazer só os bolos e comecei a ver como a minha mãe fazia, e como tempo comecei a ser eu a fazer sozinha os bolos e sobremesas para a família :p quanto aos salgados, nunca me despertou qualquer interesse :p

Quando e como surgiu o blogue?
 Quando me casei não tinha experiência nenhuma na cozinha, à exceção das sobremesas e bolos… foi uma aventura e peras … acabou por se tornar fácil, porque como sou extremamente gulosa, e os meus olhos não são menos … comecei a cozinhar os pratos que mais gostava e aqueles que tinha curiosidade em experimentar! Funcionou como um excelente incentivo!... e fiquei tão feliz por conseguir cozinhar sem ser só com farinha e açúcar! :) e um prato leva a outro, experiência em experiência… e a troca de ideias, truques e dicas levou-me a juntar-me à Ana e criamos o nosso blogue de culinária em 2009 … se virem bem a evolução das receitas publicadas, conseguem perceber o nosso percurso no mundo da cozinha.

Gostas desta época do ano? Se sim do que mais gostas?
Gosto muito… gosto das comidas, da família reunida … de preparar e oferecer presentes aos que me são queridos.

Existe algum ingrediente que te faça lembrar o Natal? Qual?
Sim, inevitavelmente a canela :p gosto imenso, e embora use todo o ano, no Natal, acho que tudo fica perfumado dela :p

Costumas cozinhar no Natal?
Sim, mas só doces :D hehe

O que nunca pode faltar na tua mesa de Natal para além de muito amor?
O bacalhau e o polvo, ovos e couves regados com um bom azeite …
Os doces, a aletria cremosa, os sonhos e filhoses de chila que minha mãe tão bem faz… o bolo rei e torta de laranja … gosto muito de ter fruta laminada e mousse de chocolate negro, pois ajuda a travar tantos doces…

Que receita vais partilhar e porque razão a escolheste?
Eu sou a ultima a participar neste passatempo… e sei que a mesa já vai estar muito bem composta com todos os doces tradicionais de Natal, queria deixar-vos uma receita que tivesse a ver comigo, que eu gostasse mesmo e ao mesmo tempo queria que ela fosse uma alternativa saudável e ao mesmo tempo deliciosa … então pensei em deixar uma nova versão da torta de laranja, desta vez sem açúcar e mais saudável :)



Espero que gostem!
Feliz Natal
By Carla

Fonte http://paleoxxi.com/torta-de-laranja/

14 comentários:

  1. Adorei Carla. Esta torta vai para a lista de receitas a experimentar. Sou muito gulosa, mas se for o mais saudável possível já me conquista. Gostei muito, feliz Natal. Bjinhs

    ResponderEliminar
  2. Adorei! Fiquei muito curiosa com esta torta, está mesmo bonita!

    Obrigada por fazeres parte desta mesa de Natal :) Ficou uma mesa linda.

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Está muito bonita, e é saudável podemos comer sem culpas.
    Beijinhos.Boas Festas
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehe ... sim, saudável ;) e é uma perdição
      beijinhos
      Carla

      Eliminar
  4. Ficou linda e vai já comigo como não poderia deixar de ser! Quem diria que é saudável! Feliz Natal! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que participação mais gulosa :) Eu sou exatamente como tu no que a salgados diz respeito, vou fazendo uns pratinhos mas não me entusiasmam :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehe... mas eu tenho mesmo de fazer mesmo que não queira, a família precisa de ser alimentada :p
      beijinhos
      Carla

      Eliminar

http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... >