quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Bolo de Tangerina |Sem Glúten... Sem Lactose... Sem açúcar e farinhas refinadas|

 


Mimar o nosso corpo, a nossa saúde ... deve ser a prioridade!
e se o fizermos um gostinho ao paladar sem ferir os primeiros princípios, perfeito!
Hoje trago-vos um bolo bem perfumado ... fofo, húmido, muito bom mesmo... que agrada a toda a gente, mesmo aqueles que não estão familiarizados com estes ingredientes!
Além de nos fazer felizes por provar um docinho, este bolo faz bem à saúde, pois engloba fruta inteira com os benefícios da casca, então se a fruta for biológica, melhor ainda. Adoçado com mel, que nesta altura do ano é aumentado o seu consumo pelo seu poder anti inflamatório, perfeito para manter as defesas em alta!
Se usarem um mel mais claro (rosmaninho por exemplo) o bolo fica com cor mais amarelinha.
Mas tenham sempre em atenção ao Mel que escolhem para consumir! Não comprem mel no supermercado, principalmente de proveniência duvidosa. Consumam Mel Português ... é de excelente qualidade e facilmente encontram em feiras de produtos regionais ou diretamente ao produtor. Ah! E para aquelas pessoas que dizem que não gostam de Mel, deixem-me lembrar que o sabor e propriedades do Mel difere muito dependendo da floração local onde está localizado o apiário, dai ás vezes verem meis de diferentes cores e acreditem que o sabor também difere. Os meis mais claros o sabor é mais neutro, perfeito para aplicar na culinária... mas para a dor da minha garganta eu não dispenso o mel de urze e multifloral da colheita do meu marido :)
Com esta receita, junto-me à Marta do blogue Intrusa na Cozinha, para celebrar o mês da Tangerina! :)



Bolo de Tangerina

Ingredientes (receita adaptada daqui):
· 3 tangerinas (biológicas de preferência)
· 2 colheres de sopa de azeite
· 4 ovos
· ½ chávena de mel
· 1 ½ chávenas de farinha de amêndoa (usei amêndoa pelada triturada)
· 1 chávena de coco ralado
· 1 pitada de sal (usei flor de sal)
· 1 colher de chá bicarbonato de sódio
· 1 colher de sopa de sementes de chia

Preparação:
Coloque duas tangerinas inteiras (com casca), bem lavadas numa panela, encha de água até cobrir e leve ao lume até ficarem macias. 
Abra as tangerinas e retire o veio e os caroços se tiver. De seguida, coloque-as num processador, triture-as bem. Adicione as raspas da outra tangerina crua lavada, os ovos, o mel, o azeite, a flor de sal, o bicarbonato e as sementes de chia misturar bem. Junte a farinha de amêndoa e o coco ralado, misture bem com uma colher e leve ao forno numa forma untada, a 180º, cerca de 30 a 40 minutos, ou até ficar dourado e totalmente cozido no centro.





Espero que gostem!
By Carla

12 comentários:

  1. Tenho tudo o que é preciso! Este bolo deve ser para lá de bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. As tangerinas a colocar na panela são con casca? A casca tambem se tritura? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é para usar 2 tangerinas inteiras, com a casca :)
      bjs
      Carla

      Eliminar
  3. Este bolo ficou mesmo giro! Nunca experimentei um bolo de tangerina, mas fiquei curioso!


    De aprendiz a chef

    Participe no passatempo que está pelo blogue em https://deaprendizachef.blogspot.pt/2017/01/2-passatempo-para-celebrar-o-segundo.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, vais gostar, experimenta ;)
      beijinhos
      Carla
      Ps: já participei no passatempo ;)

      Eliminar
  4. Olá carla,
    Visitando a Patrícia tive curiosidade de conhecer "as cromas da cozinha".
    Gostei muito do bolo de tangerina e sábios esclarecimentos sobre o mel, pois
    são sempre bem vindos. Vou voltar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Rosa, seja bem vinda ao nosso cantinho :)
      eu adorei este bolinho, faça que vai gostar também ;)
      eu sou fã de mel... cada vez mais ... aliás... fui "obrigada" a conhecer o mel bem de perto, pois meu marido é apicultor. Mel para mim era só para quando estava doente...
      Mas com o aparecimento das primeiras colmeias cá por casa, olha... entrenhou-se o espirito de adoçar tudo com ele ... o meu filho adora, come à colherada se o deixarem ...
      E gosto sempre de espalhar o conhecimento que tenho sobre o Mel e a apicultura ... fico feliz que tenha interesse.
      beijinhos
      Carla

      Eliminar
  5. Olá Ana e Carla,

    aqui há uns tempos também fiz um bolo que levava a tangerina com casca, e era fabuloso! Por isso aposto que este seja igualmente maravilhoso! Pelo menos de aspeto ele conquista ao primeiro olhar! Ficou lindo, e com a mais valia de ser um bolinho saudável. E depois tem outra coisa que para mim é logo uma tentação, que é o coco! adoro tudo que leve coco!
    Minhas lindas muito, mas mesmo muito obrigado por terem trazido esta doçura de bolo para a nossa mesa de janeiro.
    As outras duas receitas que trouxeram são igualmente deliciosas :) O franguinho então ficou mesmo a rir-se para mim. Essa tenho mesmo de experimentar.

    Beijocas enormes
    Marta

    ResponderEliminar
  6. Hoje também fiz o meu bolo de tangerina para participar! Bastante diferente desse, o que me permite, penso eu, fazer a tua receita para comparar... :P Parece ter ficado maravilhoso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acho que tens mesmo razão, tens de experimentar para comparar :)
      beijinhos
      Carla

      Eliminar

http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... >